A ideia nasceu nos EUA, mas já está fazendo sucesso no Brasil. A confecção é simples: transformar cabos coloridos de escovas de dente em braceletes. À primeira vista, estes objetos do cotidiano, usados apenas para a higiene bucal, parecem não ter qualquer outra utilidade – especialmente no mundo fashion.
No entanto, temos certeza de que você vai se surpreender com a criatividade das pulseiras estilizadas, customizadas e muito bonitas. Além disto, a criação é uma forma inteligente e divertida de reciclagem. As receitas das primeiras pulseiras foi postada no site www.abeautifullmess.com/
Material necessário
Você vai precisar de escovas de dente coloridas (com cabos plásticos, que podem ser transparentes ou sólidos). Não é preciso gastar muito: pode-se escolher a mais barata encontrada no supermercado ou farmácia, ou simplesmente empregar as que não apresentam condições para o uso convencional.
Além das escovas, é necessário ter à mão um pote com água bem quente, um alicate e pegadores, para não tocar diretamente com as mãos os cabos das escovas. Tenha muito cuidado no manuseio do material para não se machucar. 🙂
O passo a passo para fazer as pulseiras
Inicialmente, para garantir a segurança na produção das bijuterias, mantenha por perto algumas toalhas, para apoiar os cabos das escovas de dente. As crianças só devem participar da operação com a supervisão atenta de um adulto.
Para começar a criação, é necessário retirar todas as cerdas das escovas. Um alicate de ponta é a ferramenta ideal, mas as cerdas podem ser arrancadas com equipamentos improvisados. O importante é que elas fiquem inteiramente “carecas”.
Em seguida, é necessário ferver a água e mergulhar as escovas de dente por alguns segundos, para que os cabos percam a rigidez. Cheque a imersão depois de dez segundos, para verificar se os cabos já estão moles.
Modele os cabos (com um pegador, que pode ser improvisado com uma espátula, garfo ou pegador de macarronada) de forma que eles caibam no pulso. É possível deixá-los com a superfície lisa, torneá-los, trançá-los, combinar ou contrastar cores, etc. Tudo depende do estilo e o mais importante é usar a imaginação.
Espere que os braceletes esfriem e já é possível exibir as bijuterias que mais combinem com o seu estilo. Caso não tenha gostado do resultado final, não há problema: basta mergulhá-los novamente na água quente e recomeçar a criação.
Assista ao vídeo abaixo, tire todas as dúvidas e comece imediatamente a aumentar a sua coleção de bijuterias. O artesanato é um excelente passatempo, reduz o estresse e contribui para melhorar as habilidades manuais.
Dica: O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda e depois em configurações colocar a opção para traduzir para o português. De qualquer modo, é muito simples entender. Divirta-se!