Ainda é uma novidade no Brasil, mas o telhado verde é bastante utilizado em construções do mundo todo: residências, indústrias, escritórios, etc. Trata-se de um jardim instalado sobre uma laje impermeabilizada ou sobre telhados convencionais, como os de telha cerâmica, fibrocimento, etc. Ele melhora o conforto térmico dos imóveis (reduz em até 3°C a temperatura interna no verão), absorve parte da água das chuvas e oferece uma nova área de lazer.
É possível criar o telhado verde apenas com grama ou com plantas de raízes pouco profundas. O impacto sobre a construção fica entre 50 kg/m2 e 120 kg/m2.
A prefeitura de Chicago (EUA), por exemplo, instalou um telhado verde que se tornou um ponto turístico na cidade. O jardim foi integrado a painéis solares, que reduzem o preço do consumo de energia elétrica. Estudos indicam que o bioclimatismo elimina em até 90% os gastos com aparelhos de ar condicionado.
O telhado verde mantém a umidade relativa do ar nos arredores da edificação, formando um microclima que aumenta a biodiversidade, atraindo insetos como borboletas, abelhas e vespas. É útil também no combate ao efeito estufa, porque aumenta a retirada de carbono da atmosfera. O elemento é utilizado pelas plantas na fotossíntese.
Além disto, o telhado verde se torna um atrativo, transformando-se em um elemento de marketing para pontos comerciais, que ficam mais visíveis para potenciais clientes. As plantas também funcionam como um filtro da água pluvial, que pode ser coletada e utilizada na rega de jardins e nos banheiros.
Nas grandes cidades, as chuvas, especialmente no verão, são responsáveis por inundações e alagamentos que prejudicam a população e criam imensos congestionamentos nas ruas e avenidas. O telhado verde absorve parte das águas pluviais, reduzindo a velocidade com que elas chegam aos terrenos impermeabilizados.
O “jardim suspenso” é útil também para reduzir a amplitude térmica nas construções. Com a diminuição da variação de temperatura, os imóveis necessitam de menos manutenção. Outra vantagem é o conforto acústico: o telhado verde contribui para eliminar o impacto do som do trânsito e é especialmente indicado para imóveis localizados sob rotas de aviões e helicópteros.
Para instalar um telhado verde, é importante verificar se ele é filiado ao Green Building Council Brasil, organização não governamental responsável pelo fomento à indústria da construção sustentável no país. O telhado verde, acima de tudo, agrega valor aos imóveis, confere efeitos estéticos e permite a convivência diária com a natureza, mesmo nas “selvas de pedra” espalhadas pelo mundo.