Apesar de não haver nenhuma evidência científica que comprove os efeitos positivos das simpatias, sempre que se aproxima o fim de não, muitas pessoas recorrem a simpatias e encantos para começar bem o Ano Novo, entrar com o pé direito nesta nova etapa da vida.
Através dos séculos, a humanidade acumulou simpatias e mitos para a “hora da virada”. Um ditado espanhol diz que afirma: “no hay que creer em brujas, pero que las hay, las hay” (não se deve crer em bruxas, mas na verdade elas existem, numa tradução aproximada para o português). Assim, vale a pena recorrer a algumas simpatias: na pior das hipóteses, elas não vão provocar nenhum efeito.
Simpatias de Ano Novo
A purificação do corpo
No dia 29 de dezembro, faça refeições vegetarianas, para eliminar as toxinas da carne acumuladas no organismo. O caju protege contra maus fluidos, o abacaxi limpa o sistema digestório, a melancia purifica e a acerola aumenta a autoestima e a capacidade de raciocínio.
Se não funcionar, a prática ao menos vai repor vitaminas e sais minerais fundamentais para a nossa saúde.
Limpeza da casa
No dia 31, é preciso limpar a casa. Lave, retire a poeira, ventile os ambientes e deixe o Sol entrar. À noite, na hora da festa, não deixe louça para lavar nem roupas no varal. Deixe as tarefas do ano velho completadas antes de entrar no ano novo. A faxina elimina maus fluidos e garante uma boa entrada.
Se não der certo, a casa em bom aspecto ao menos vai garantir um ambiente para curar a ressaca depois da festa.
Roupas íntimas
A cor da calcinha ou cueca está diretamente relacionada aos projetos para o ano novo. As peças íntimas devem ser novas . o branco significa a conquista de paz e harmonia, o vermelho, ao incremento da vida sexual, o amarelo serve para atrair prosperidade e o verde melhora a saúde, enquanto o azul traz calma e tranquilidade.
Pode não funcionar, mas a renovação das roupas íntimas é sempre necessária.
Flores e lentilhas
Flores brancas do ambiente em que será realizada a festa garantem um evento tranquilo, sem brigas nem conflitos, prenunciando um ano novo de paz e harmonia. Para uma comemoração mais íntima, o flores rosa preservam os relacionamento e as vermelhas garantem um final bem “caliente”.
Já as lentilhas garantem prosperidade e paz em casa. Todos os convidados precisam comer uma colher do alimento. Para reforçar os ganhos que se inicia, deve-se distribuir folhas de louro aos amigos e parentes. As folhas precisam ser guardadas na carteira, para evitar que ela fique vazia.
Flores embelezam a casa e lentilhas “forram” o estômago de eventuais beberrões, o que sempre melhora o ambiente da festa.
As romãs
Esta é uma simpatia para o início do ano. No dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, devem ser mascadas nove bagos de romã, três para cada mago: Melquior, Baltazar e Gaspar. As sementes devem ser recolhidas e guardadas num breve (um saquinho de pano) de tecido virgem.
O amuleto, guardado na bolsa ou carteira, previne contra a falta de dinheiro durante o ano todo. O preço da romã, uma fruta bastante insípida, dispara neste período.
Fato ou mito, o fim do ano sempre é época de refazer planos, definir objetivos e esperar que eles se concretizem. As simpatias podem funcionar como uma “muleta psicológica”. Mas é preciso muita força de vontade e concentração para que simples rituais se concretizem.
É preciso, no entanto, entender a Réveillon como o fim de um ciclo e, para dar início ao próximo, é preciso um exercício de autoconhecimento: identificar defeitos e vícios e procurar formas de superá-los. Sem isto, vamos continuar sempre no “ano velho”.