Segundo a bíblia, os dez mandamentos foram ditados por Deus ao profeta Moisés em tábuas de pedra no deserto há mais de 10 mil anos. Estão escritos na bíblia sagrada e em outros livros sagrados de várias religiões espalhadas pelo mundo. Servindo de base para a prática religiosa e como alicerce para viver a vida com santidade e respeito a Deus.
Saiba quais são os dez mandamentos descritos na bíblia.
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
Significa na verdade acreditar com toda a alma e coração na existência de Deus. Acreditar na força suprema, onisciente e onipresente de Deus na vida da humanidade. O verdadeiro temente a Deus deve amá-lo acima de todos os seus familiares e de todos os seus bens.
2º Não tomar Seu Santo Nome em vão
Significa não dizer o nome de Deus a qualquer momento, ou dizer e questionar sobre sua existência. Dizer somente o nome de Deus em orações e celebrações religiosas.
3º Guardar domingos e festas de guarda
Significa respeitar o dia de Domingo como dia sagrado, de descanso e de louvor a Deus. Assim como observar e celebrar eventos e feriados religiosos que estão no calendário.
4º Honrar pai e mãe
Significa amar aos pais por toda a vida e cuidar dos mesmos na velhice e no término da vida com amor, respeito e gratidão.
5º Não matar
Significa respeitar o direito a vida de qualquer pessoa. Em hipótese alguma é aceitável cometer assassinatos ou suicídios.
6º Não pecar contra a castidade
Significa que não é permitido cometer adultério, ou qualquer tipo de fornicação ou relação sexual antes do casamento.
7ºNão furtar
Significa não obter para si aquilo que não te pertence.
8º Não levantar falso testemunho
Significa que não é permitido acusar alguém ou dizer mentiras para prejudicar outra pessoa ou para benefício próprio, assim como não é permitido julgar alguém pelos seus atos.
9º Não desejar a mulher do próximo
Significa não querer possuir a mulher comprometida. Em hipótese alguma é aceito traições, desejos, olhares para outras mulheres após o casamento.
10º Não cobiçar as coisas alheias
Significa não ter inveja sobre os bens materiais de outras pessoas, invejar propriedades, automóveis ou qualquer outro bem material que não é de sua propriedade.
Estes são os dez mandamentos da lei de Deus. É necessário respeitar toda a forma de fé e de religião, esses mandamentos são milenares e históricos. Intrigam historiadores e religiosos por nunca perder a força de seu significado e ensinamento através dos séculos.