Encontrar uma pessoa na rua e dizer que ela é um psicopata não é possível. Isso porque não existe uma raça, cultura ou classe social própria que definam estas pessoas. Qualquer um pode ser. É como tentar descobrir se uma pessoa é destra ou canhota, você só conseguirá identificar isso quando ela estiver escrevendo.
Os psicopatas, a primeira vista, são pessoas como nós. Olhe para os colegas a sua volta, qualquer um deles poderia ser um psicopata. E ao contrário do que as pessoas imaginam, eles não são raros e nem estão nas classes mais baixas. São nas altas classes sociais que o remorso não está presente e onde é feito de tudo para vencer e passar por cima dos outros, justamente a mentalidade de um psicopata.
Como identificar um psicopata
Já que não é possível descobrir a primeira vista se uma pessoa é ou não um psicopata, você precisa aprender a conhecer seus comportamentos para que assim possa proteger a si mesmo e às pessoas próximas de você. Confira as características de um psicopata:
– Esse tipo de pessoa não se importa com o que os outros pensam ou sentem e fazem apenas aquilo que tem vontade;
– Fazem de tudo para serem aceitos pela sociedade que vivem;
– São muito sociáveis, atraentes e encantam a todos num primeiro momento, mas ao mesmo tempo, possuem frieza com os outros;
– Para serem aceitos, procuram imitar o comportamento dos outros;
– Simulam coisas que não sentem de forma a se fazerem queridos;
– São manipuladores e egoístas;
– Não aceitam as suas responsabilidades;
– Usam a mentira para tentar enganar;
– Não possuem consciência sobre os atos que cometem;
– Não tem sentimento de culpa e costumam fazer crueldade com animais;
– Foram vítimas de bullyng na infância;
Os sociopatas
Embora muitos tentem listar as diferenças entre ambos, nem mesmo a psicologia chega a fazer essa separação, já que de acordo com o CID (Classificação Internacional de Doenças) ambos os casos são considerados “personalidades anti-sociais”.
A verdade é que tanto os sociopatas, quanto os psicopatas não respeitam os sentimentos nem os direitos das outras pessoas. Eles ignoram completamente as leis, as regras e os costumes que regem uma sociedade.
A grande diferença está na origem da doença, uma vez que no caso dos sociopatas, a doença tem origem especificamente nos meios sociais e eles aprenderam desde pequenos a agirem assim. Já os psicopatas tem a origem de sua doença relacionada a fatores genéticos e sociais.