Vivendo em vilas nas montanhas os ninjas sobreviveram por 200 anos, entre os séculos 15 e 17. Como habitavam lugares distantes, treinavam sem que a população percebesse. Chamados antigamente de “shinobi”, eles roubavam, trapaceavam, escondiam-se, matavam suas “encomendas” e deixavam no mato. A nomeação “ninja” começou a ser usada no Japão Ocidental, por ser melhor para falar. Senhores feudais contratavam essa espécie de ladrão para assassinar seus inimigos, sem que ninguém soubesse.
As técnicas que cada ninja usava, passava para seus filhos, e assim eram transmitidas de modo hereditário, em cada família.
Os ninjas de cinema, que voam, andam nas paredes e nas águas e ficam invisíveis, começaram a ser criados pelas pessoas no século 19. A partir dessa época, esses boatos correram o mundo.
Preparação Ninja
O treinamento dos ninjas começava cedo. Desde menino este tipo de espião assassino era auxiliado para matar sem ser visto, ser extremamente discreto – quase invisível – e, segundo alguns, controlar o ambiente.
Proezas Ninjas
Para escalar os muros como gatos, os ninjas se utilizavam de partes de bambu interligadas por uma corda, formando o instrumento kunai. Apesar de ser flexível e eficaz, o artefato enganchava quando esticado demais.
Além de escalar, eles andavam de um modo peculiar: sobre a água. Para isso colocavam baldes nos pés e usavam toras de madeira como remos.
Veteranos Ninjas
Eram os mais velhos que organizavam as missões que os jovens fariam. Além de assassinatos, eles também eram contratados para praticar invasões, roubos, e sabotagens. Toda a preparação e técnicas adquiridas eram passadas de pai para filho. Os filhos passavam para os netos as técnicas de seus pais e as que aprendiam durante seu próprio treinamento, e assim por diante.
Classificação Ninja
Esses espiões do século quinze eram divididos em três classes, de acordo com a idade e experiência.
1. Genin
Os genins eram os iniciantes; aprendizes adolescente que vinham sendo treinados desde pequenos. Eles não iam para missões, apenas eram bons em camuflagem e ajudavam os mais experientes nas suas tarefas em lutas e sabotagens.
2. Chunin
Os chunins, mais experientes recebiam as instruções dos jonins e além de comandar as missões mais elaboradas, eram responsáveis pelo aprendizado dos genins. Eram os chunins que colocavam em prática os ensinamentos que recebiam dos jonins.
3. Jonin
Jonins eram os “alpha” mais experientes, que treinavam os ninjas chunis, os mais promissores, e conferiam se tudo andava as mil maravilhas no treinamento dos pequenos. Apesar de fazer o plano de ataque, quase nunca participava das tarefas.