Você conhece todos os benefícios das caminhadas? A caminhada é um exercício suave, que exercita todos os músculos do corpo – inclusive o coração – que permite à pessoa determinar o ritmo. Andar na rua ou num parque também permite escolher obstáculos: ladeiras acima e abaixo, trechos inclinados e, graças à negligência da maioria das prefeituras brasileiras, desvios e saltos sobre buracos na calçada.
Caminhar é um excelente exercício para quem quer deixar de ser sedentário. Não implica nenhum custo, não requer equipamentos além de um sapato confortável (que todo mundo tem no armário) e agrega um benefício mental: ao fazer o trajeto, a pessoa observa os transeuntes, prédios, árvores, vitrines e abstrai-se um pouco dos problemas cotidianos.
Pode ser feito por quase todas as pessoas, de todas as idades, mesmo com limitações na locomoção (com um acompanhante, se necessário), e não é apenas um exercício para iniciantes: a caminhada complementa exercícios feitos em casa ou na academia.
Caminhar é um exercício aeróbico: obriga os pulmões a trabalharem mais. Portanto, fortalece o sistema cardiorrespiratório, normalizando a respiração e, por aumentar o ritmo cardíaco, garante melhor oxigenação para todo o organismo. Os resultados podem ser ampliados naturalmente, apenas aumentando a velocidade das passadas.
Com a melhor oxigenação, o cérebro trabalha mais rápido, dá respostas mais eficientes e todo o sistema nervoso é beneficiado. Com o aumento da produção de endorfinas, aumenta a sensação de bem-estar. Por isto, você vai descobrir que caminhar é divertido: é um “vício do bem”.
Caminhar contribui para a cura da obesidade, elimina o sobrepeso, reduz a celulite e a gordura localizada, especialmente nos quadris e no abdômen. Firma os músculos, diminuindo a flacidez e ajuda a eliminar toxinas pelo suor (não se esqueça de usar roupas leves ao fazer o exercício).
O exercício exige muito da estrutura óssea. Isto aumenta a flexibilidade, as cartilagens das articulações se tornam mais espessas, e isto previne problemas como artrite. Com a prática constante, o organismo “entende” que precisa absorver mais cálcio, para fortalecer os ossos, reduzindo os riscos de osteoporose.
A caminhada previne problemas cárdicos, diabetes, contribui para reduzir o mau colesterol e as doenças vasculares e ainda contribui para um sono de melhor qualidade. Lembre-se de ter sempre uma garrafa de água, para repor o líquido perdido pelo suor e manter o corpo hidratado.
Como todo exercício físico, a caminhada requer avaliação médica, mas na maioria dos casos não há impedimento: o médico apenas ajudará a determinar a intensidade e duração da caminhada.
Uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, é um excelente treino para quem está começando. Aumentar progressivamente a frequência e as dificuldades do trajeto aumentará os benefícios obtidos.